Identidade Visual AP Engenharia

Cadastre-se e receba nossa newsletter:

Hidrojateamento Industrial:

Com uma equipe de projeto altamente qualificada, nossa empresa, vem desenvolvendo a implementação contínua de sua política de investimentos, adquirindo equipamentos de alta tecnologia, cujos resultados vem sendo constatados pelos clientes.

Desta forma, apresenta um novo conceito para preparação de superfícies pintadas, a ser realizado em qualquer tipo de serviço de manutenção anticorrosiva, sem o uso de material abrasivo, atendendo aos requisitos ambientais de saúde e segurança – o hidrojateamento a super alta pressão.

A fim de proporcionar mais segurança e maior conforto aos operadores do hidrojateamento, o pesquisou e desenvolveu EPIs específicos para a execução desses serviços, fabricados com material utilizado em balística, cuja proteção é obtida sob pressão de alto impacto.

Em virtude de ser um produto novo no mercado e necessitar de constantes adaptações, a Empresa fez e vem fazendo grandes investimentos na aquisição e aprimoramento desses EPIs especiais.

Os EPI’s são compostos de calça e jaleco com fecho magnético, tendo em seu interior uma manta de aramida. Luva e sobre-botas confeccionadas em nylon impermeável recheado também com manta de aramida contendo tecidos dispostos em camadas, revestidas com nylon resinado impermeável, cujo fechamento é feito com tiras cadarço em nylon, fechos plásticos reguláveis e velcro.

É importante salientar que, pela não geração de material particulado sólido em suspensão na atmosfera local, mais a propriedade de ser aplicado com qualquer condição de alta umidade do ar, o processo de hidrojateamento pode ser executado em qualquer região rural ou industrial.

O principal requisito desse processo é que o equipamento atinja pressão superior a 25.000 psi, conforme especificação técnica da norma NACE para o método de preparação de superfícies, ambientalmente adequado e aprovado pela NASA, PETROBRAS, MARINHA DOS EUA, AEROPORTOS, ESTALEIROS, INDÚSTRIAS QUÍMICAS, PORTOS, etc.

Entre diversas vantagens, observamos que no processo de hidrojateamento não há a produção de faíscas, possibilitando sua utilização em áreas de riscos sujeitas à explosão, além de não desgastar a superfície jateada, retirando apenas a tinta, borracha, plástico ou outro material que não faça parte da estrutura da superfície metálica ou de alvenaria.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado, tintas especiais compatíveis com o sistema de hidrojateamento, inclusive para contato com superfícies úmidas ou molhadas, não sendo necessário a utilização de inibidores de corrosão para a aplicação do primer. Em muitos casos, não é necessária a paralisação do equipamento em funcionamento para a aplicação das tintas.

O hidrojateamento é muito eficiente na remoção de contaminantes, sais solúveis, particularmente em substratos metálicos com corrosão severa, graxa e óleo, placas de corrosão e películas de tinta, mesmo fortemente aderidas. Quando uma película de revestimento é removida pelo hidrojateamento, o perfil de ancoragem original é regenerado.

Os resíduos sólidos do hidrojateamento são 98,5% inferiores aos do jateamento abrasivo. Grau de pureza (salinidade) da superfície preparada com hidrojateamento é 85% maior ao que a preparação com jateamento abrasivo.

O unido resíduo do hidrojateamento é o óxido de ferro (oxidação) que, em seu estado inicial, é inerte e não compromete o desempenho dos produtos desenvolvidos para aplicação sobre este tipo de substrato.

Os estudos têm demonstrado que 90% das quedas das tintas devem-se ao mau preparo da superfície, ou seja, não importa somente o aspecto visual, mas de igual importância, o aspecto químico.

 

Principais vantagens do hidrojateamento:

  •  Não danifica as tubulações e não produz riscos na superfície dos tubos;
  •  Devido à perfeita limpeza, obtém-se como resultado, a melhor troca térmica e serviços de limpeza mais espaçados;
  •  No caso de tubulações de cobre ou de aço inox, esse sistema apresenta a solução ideal;
  •  Não coloca em risco o patrimônio do cliente, ao contrário do sistema por meios mecânicos que prejudicam a superfície dos tubos jateados;
  •  Contribui para a preservação do meio ambiente e saúde ocupacional.

 JATEAMENTO INDUSTRIAL:

Executa limpeza de área industrial como: refinarias, siderúrgicas, indústrias químicas, papel e celulose, montadoras, etc.

Ferramentas e equipamentos especiais foram adquiridos para a remoção de óleos, graxas e resíduos em geral em tanques, estruturas, áreas de acesso, etc.

De modo a tomar cuidados especiais no manuseio dos resíduos da área, os funcionários são treinados periodicamente para desenvolver consciência ambiental na preservação dos recursos naturais, de modo a embalar, transportar, armazenar e destinar adequadamente os resíduos.